Gostam de lugares quentes e úmidos, sendo encontradas na: serrapilheira, sob pedras, cascas de arvores, em ninhos de himenópteros e isópteros, no interior das edificações humanas (principalmente na cozinha), e na rede de esgoto. Há algumas espécies semi-aquáticas e aquáticas (Epilampra – Blaberidae), e outras que vivem em desertos e cavernas.

A maioria das espécies é solitária, com algumas espécies apresentando habito gregário (exemplificadas pelas espécies domésticas), sendo Cryptocercus punctulatus considerada como uma espécie subsocial, que vive em árvores e como os cupins possuem simbiontes intestinais. Em geral apresentam hábito noturno (principalmente as de ambiente urbano), sendo que neste período procuram por alimento e parceiros(as) para o acasalamento, e realizam oviposição e dispersão. Durante o período diurno permanecem escondidas. Quando as baratas urbanas aparecem durante o período diurno, está ocorrendo: uma alta densidade populacional (para cada barata encontrada, podem haver 1.000 escondidas) e/ou a falta de alimento e água. As espécies diurnas são freqüentemente coloridas e arborícolas. As baratas gastam 75% de seu tempo descansando, no qual assumem uma posição característica: antenas voltadas para frente com um ângulo entre elas de 60º e as Muitas espécies silvestres participam da cadeia alimentar como saprófagos, por se alimentarem de material animal e vegetal morto, carnívoros e herbívoros. As espécies do gênero Panesthia (Blaberidae) e Cryptocercus (Cryptocercidae) possuem bactérias e protozoários em seu tubo digestivo, que auxiliam na digestão da celulose. Mas a maioria das espécies é onívora, como por exemplo, as espécies existentes em ambientes urbanos. As baratas urbanas são capazes de viver três dias sem água e dois meses sem comida.

Baratas de Cozinha

As baratas de cozinha (Blattella germanica) são pequenas (até 1,5 cm) também são conhecidas como barata alemã, francesinha ou barata pequena. Possuem o hábito de se esconder em pequenas frestas dentro de armários, gabinetes, gavetas e eletrodomésticos, sempre próximas a fontes de alimento. Possuem uma alta capacidade reprodutiva, com cada fêmea produzindo de 4 a 8 ootecas (cápsulas que abrigam os ovos), com cerca de 40 ovos cada. Esses insetos podem transportar microrganismos causadores de doenças como gastroenterites e diarreias. Manter o ambiente limpo e livre de alimentos disponíveis também auxilia no combate a essas pragas. Verifique locais que possam servir de abrigos.

Baratas de Esgoto

As baratas de esgoto são grandes (até 5 cm) e tem como característica cor de pinhão com um bordo amarelo no escudo protetor da cabeça. Durante sua vida, uma fêmea pode depositar de 10 a 15 ootecas (cápsulas que abrigam os ovos), cada uma com 14 a 28 ovos. São geralmente encontradas nos esgotos, nas canaletas de cabos, caixas de inspeção, depósitos, entre outros locais. Manter o ambiente limpo e livre de alimentos disponíveis também auxilia no combate a essas pragas. Verifique locais que possam servir de abrigos.
Periplaneta americana(barata de esgoto, barata grande e voadora).

Barata Americana
Barata Alemã
Barata Listrada
Barata Oriental
Barata Francesinha
barata americana
barata alemã
barata listrada
barata oriental
barata francesinha baratafrancesinha1

Iniciar Conversa
Olá em que podemos ajudar ?