Os mosquitos recebem, em nosso país, grande variedade de nomes populares regionais:
Pernilongos, muriçocas, carapanãs, piuns, potós, e diversos outros.
São insetos alados, dípteros (duas asas), que se desenvolvem por metamorfose completa (ovo larvas-pupa-adulto), com aparelho bucal do tipo picador-sugador.

A fêmea necessita sugar sangue para maturar os ovos após ter sido fecundada; isso torna os mosquitos potencialmente perigosos na transmissão de doenças aos humanos ou aos animais, ainda que algumas espécies possam representar apenas severo incomodo as pessoas, enfermidades às vezes mortais podem ser transmitidas pelos mosquitos, chamando a atenção no Brasil o dengue, a febre amarela (silvestre e urbana), a Leishmaniose e inúmeras encefalites virais pouco conhecidas.

Os ovos são depositados isolados ou em grupos, formando jangadas, sempre em coleções liquidas constituídas por águas limpas ou salobras, variando de acordo com a espécie, em poças, vasos ornamentais, garrafas, latas e pneus abandonados, piscinas semi-vazias, fundações alagadas de construções interrompidas, valas de drenagem, lagos e lagoas, remansos de cursos d´água, e inúmeros outros lugares.
Ovos, larvas e pupas passam suas fases inteiramente na água e a escolha do criadouro depende da espécie do mosquito.

As larvas passam por quatro estágios diferentes, num período que vai de 4 a 10 dias, segundo a espécie, ate formar a pupa. Esta, de um dia até algumas semanas, situa-se na superfície da água, rompe-se e liberta o mosquito adulto completamente formado.
O macho alça um curto vôo até a vegetação mais próxima do criadouro, onde espera a chegada da fêmea para fecundá-la.

Machos e fêmeas alimentam-se da seiva de plantas mas, uma vez fecundadas, as fêmeas necessitam de um repasto sangüíneo para maturar seus ovos e saem em busca de um animal ou de um ser humano para sugar.

São bons voadores e fazem uso das correntes de vento para percorrer grandes distâncias. Através de sua visão em infravermelho, localizam suas vítimas e, nelas, os vasos sangüíneos superficiais.

Iniciar Conversa
Olá em que podemos ajudar ?